quarta-feira, 24 de junho de 2015

Mas afinal, porque não podemos dizer que o PT é comunista?

Ultimamente se tornou frequente postagens de textos e imagens que associam o governo do PT ao comunismo. Apesar deste tipo de associação mostrar-se errada e absurda por meio de qualquer estudo sociológico e histórico sério sobre a questão, pela repetição em massa das postagens por páginas e perfis da internet, e também por falas neste sentido de figuras com entrada na grande mídia a ideia torta se propaga.
Vivemos em um país onde o acesso ao conhecimento é precário, temos uma instituição escolar cheia de problemas que existe em paralelo a uma mídia extremamente alienadora empenhada a formar gerações e gerações de analfabetos funcionais. O ensino da disciplina sociologia, fundamental para entender os fenômenos sociais e os conceitos relacionados a estes se tornou obrigatório somente recentemente e frequentemente é atacado por governos que não querem a educação de sujeitos pensantes. Frente a isso a desinformação cresce.
Seja como for precisamos lutar para promover o conhecimento e desenvolver a autonomia e pensamento critico da sociedade. Vamos aqui tentar ajudar no que diz respeito a desconstruir esta ideia absurda que ronda a mídia empresarial e a internet.

Mas afinal, porque não podemos dizer que o PT é comunista?

O que é comunismo?
Para falar de comunismo é importante ter em mente o conceito de modo de produção:
Modo de produção é a forma de organização socioeconômica associada a uma determinada etapa de desenvolvimento das forças produtivas e das relações de produção. Na história existiram os modos de produçãoprimitivo, asiático, feudal, capitalista (no qual vivemos). Para além destes os críticos ao capitalismo teorizaram sobre a possibilidade de superar os problemas do modo de produção atual ( a desigualdade de riquezas, a exploração do homem pelo próprio homem, a opressão de classes e etc) através do socialismo e posteriormente ocomunismo
modo de produção comunista se caracterizaria por uma sociedade igualitáriasem classes sociais, sem Estado, sem opressão, baseada na propriedade comum e no controle coletivo dos meios de produçãoO socialismo seria uma fase intermediário entre o capitalismo e o comunismo.

O que seria um governo comunista?
Seria um governo socialista de ideologia comunista que implementaria  mudanças estruturais na sociedade para promover a mudança de modo de produção rumo ao comunismo. Ou seja, um governo que desse fim as classes sociais e a propriedade privada entregando o poder aos trabalhadores, para desta forma acabar com a exploração do homem pelo próprio homem e alcançar uma gestão social igualitária e coletiva.


O que é o PT?
O PT é um partido de massas de origem de esquerda que surgiu como um aglomerando de grupos de diversas orientações ideológicas. Ao longo do tempo as correntes mais moderadas (que defendem mudanças dentro do capitalismo e não o fim dele) ganharam força dentro do partido enquanto a maioria dos setores que defendiam o socialismo e o enfrentamento do capitalismo deixaram o partido (tal como o PSTU e o PSOL). 

O que é o governo do PT?
O governo do PT é uma coligação multi partidária realizada para possibilitar a eleição e governabilidade dentro do sistema político capitalista existente. Dentre os partidos que se somam ao PT no governo encontra-se partidos sociais democratas e também partidos de centro e de direita. Desde a chegada do PT ao governo em nenhum momento houve o rompimento com os fundamentos do modelo capitalista de sociedade. Pelo contrário a cada dia que passa o governo assume mais e mais uma postura de simples administrador do capital.

O PT seria aliado de outros países comunistas como China, Coreia do Norte, Cuba e Venezuela? 
Apesar dos aspectos sociais do regime cubano, dos avanços sociais na Venezuela e da insistência da vinculação midiática da ideia que Coreia e China são comunistas,  nenhum destes países pode ser considerado de fato comunista. Em todos estes países existe Estado, propriedade privada (mesmo que limitada), exploração de trabalho e etc.
O governo do PT não é comunista!
Quem defende a ideia do "regime comunista do PT" replica ideias sem fundamento por desconhecimento de princípios básicos de sociologia e história ou utiliza-se de má fé com objetivo político de desqualificar o governo e também a ideologia comunista. Tal discurso absurdo só consegue se propagar por conta dos problemas de acesso ao conhecimento no país e a uma campanha mau intencionada destinada a enganar as pessoas propositalmente.


Quem cria e porque criam esta confusão?
Setores da elite nacional representada pelo pensamento de direita criam estas ideias e tentam fazer com que as pessoas as entendam como grandes sacadas intelectuais para enfraquecer o governo e deturpar o significado do que é comunismo. O objetivo é enfraquecer o governo (que apesar de não ser comunista disputa dentro do capitalismo a administração do sistema com o PSDB) e sobretudo tentar desqualificar os discursos dos comunistas e todos aqueles que pregam a igualdade, justiça e poder realmente popular. 

Nenhum comentário:

"SER RADICAL É TOMAR AS COISAS PELA RAIZ" (KARL MARX)

Visualizações de página do mês passado