quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Como ficam os tempos de Filosofia e Sociologia nas escolas do RJ em 2021?

    Neste dia 17 de Novembro a direção da SEAF (Associação de Estudos e Atividades Filosóficos) junto com a direção da ABECS-RJ (Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais ) se reuniram com o secretário de educação Comte Bittencourt na sede da SEEDUC-RJ ( Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro ) para discutir sobre o futuro das disciplinas Filosofia e Sociologia nas escolas de Ensino Médio do Estado do Rio de Janeiro. Na conversa as associações levantaram a preocupação com possíveis mudanças advindas da atual Reforma do Ensino Médio e BNCC que venham a acarretar na fragilização da presença das disciplinas nas matrizes curriculares, solicitando também informações sobre o processo de implementação do Novo Ensino Médio no Estado. 

    
Diego Felipe (SEAF) Joana Macedo (ABECS-RJ)
Diego Felipe (SEAF) Joana Macedo (ABECS)

A SEEDUC informou que para 2021 não haverá mudança nas matrizes curriculares do Estado dado a conjuntura atual marcada pela pandemia, e que o processo de discussão sobre a implantação do Novo Ensino Médio será retomado apenas no próximo ano de forma pública e aberta a sociedade. Segundo o secretário qualquer mudança na matriz será discutida com o sindicato e também as associações nos fóruns públicos adequados.
    Desde já convocamos todos para acompanhar este debate e construção que se iniciará no próximo ano. A presença das disciplinas Filosofia e Sociologia nas escolas é fundamental para uma educação realmente comprometida com o desenvolvimento da autonomia e criticidade, por isso é essencial  que estejamos atentos e mobilizados. 
Todos em Defesa do Ensino de Filosofia e Sociologia nas Escolas!
 

 

Nenhum comentário:

"SER RADICAL É TOMAR AS COISAS PELA RAIZ" (KARL MARX)

Visualizações de página do mês passado