domingo, 18 de abril de 2021

10 Filmes e Séries para conhecer Mitologia

Esta postagem tem como objetivo sugerir filmes e séries para uma introdução ao tema "mitologia". A ideia consiste em não só apresentar materiais relacionados a mitologia grega, mas também mitologias de diversas partes do mundo. Como faço para assistir? Algumas das obras citadas na lista podem ser encontradas em serviços de streaming pagos como Netflix, Amazom e YouTube  e também em sites alternativos de filmes online. Para além disso também dá para procurar baixar em torrent (compartilhamento via programas de download). 

 Aproveite o tempo em casa nesta pandemia para conferir alguns destes 10 filmes e séries.


Sangue de Zeus

Sangue de Zeus , anteriormente conhecido como Deuses & heróis , é um americano adulto animado série de televisão criada por Charley e Vlas Parlapanides para Netflix . Produzida pela Powerhouse Animation Studios com a animação terceirizada para os estúdios sul-coreanos Mua Film e Hanho Heung-Up , a série foi lançada em 27 de outubro de 2020 pela Netflix. No início de dezembro de 2020, uma segunda temporada foi aprovada pela Netflix. Segundo os criadores, eles têm cinco temporadas traçadas. 


 Troia

Em 1193 a.C., o príncipe Páris provocou uma guerra contra Troia ao afastar Helena de seu marido, Menelau. Tem início então uma sangrenta batalha que dura uma década. A esperança do rei Príamo de Troia em vencer a guerra está nas mãos de seus filhos, Heitor que é um grande guerreiro e comanda o exército e de Páris, o mais jovem. Também contam com a forma estratégica como a cidade-estado foi construída, tendo suas muralhas quase intransponíveis pelos adversários. Aquiles, o maior herói da Grécia Antiga em sua época não queria ir pra guerra. Mas seguindo conselhos de sua mãe e instigado por Odisseu, luta ao lado de Menelau. Junto aos seus guerreiros, chamados Mirmidões, está seu primo Pátroclo (que na verdade é seu amigo), mas tem bastante semelhança física com ele. Pode-se dizer que esse jovem teve uma participação muito interessante na história, quando passando-se por Aquiles leva os guerreiros pra uma luta contra os homens de Heitor que o mata. A perda do primo enfureceu Aquiles, que na busca de vingança, desafia Heitor e o mata. No mais segue de acordo com a Ilíada, a construção do cavalo que é levado pra dentro da cidade como um presente de Poseidon, e na verdade é uma grande cilada pois vários soldados estão escondidos em seu interior. São eles que matam os vigias e abrem os portões para a entrada do exército de Menelau. 

 

A Odisseia
 
A excelente adaptação televisiva do épico de Homero, gravado em locações em Malta e na Turquia. A jornada do herói da guerra de Tróia, Odisseu rei de Ítaca, para voltar para casa é recheada de deus antigos, locais míticos e assustadores e muita aventura.



Fúria de Titãns.

Fúria de Titãs é um filme americano, remake do original de 1981, dirigido por Louis Leterrier. Mas ambas histórias baseiam-se no mito de Perseu. Seus protagonistas são Sam Worthington, no papel do herói, protagonista do filme, Liam Neeson, como Zeus, líder dos deuses, e Ralph Fiennes, como Hades, deus dos mortos.

Em 2012, foi lançada a sequência Wrath of the Titans

 


Percy Jackson (série de filmes)

 Percy Jackson é uma série cinematográfica estadunidense, baseada na série literária Percy Jackson & the Olympians escrita pelo autor Rick Riordan, apesar de serem baseados na série literária os filmes possuem grandes diferenças na história da trama. A série é distribuída pela 20th Century Fox, produzida pela 1492 Pictures e atualmente é composta por dois filmes.

O primeiro, Percy Jackson & the Olympians: The Lightning Thief, o segundo filme, Percy Jackson: Sea of Monsters. As películas seguem a história do semideus Percy Jackson, que junto de seus amigos, vive no Acampamento Meio-Sangue. No primeiro filme, Percy sai em uma missão para salvar sua mãe do Mundo Inferior e provar sua inocência diante das acusações de que ele é o Ladrão de Raios. O segundo filme gira em torno da missão de Percy e seus amigos, em busca do velocino de ouro, a única coisa capaz de salvar o acampamento da destruição total. Para isso, eles terão de ir até o Mar de Monstros, onde terão de enfrentar diversos perigos. 

 


 Deuses Americanos

American Gods é uma série de televisão americana criada por Bryan Fuller e Michael Green, e transmitida pelo canal Starz, baseada no romance homônimo de 2001 do autor Neil Gaiman. Fuller e Green escreveram o episódio piloto e serviram como showrunners. Gaiman serviu como produtor executivo do show juntamente com Fuller, Green, Craig Cegielski, Stefanie Berk e Thom Beers.

A primeira temporada consiste em oito episódios que tiveram sua estreia no dia 30 de abril de 2017, nos Estados Unidos, e a transmissão mundial aconteceu no dia 1 de maio pelo serviço de streaming, Amazon Prime Video. A série recebeu aclamação da crítica, com duas indicações ao Primetime Emmy Awards.

 


Cidade Invisível

Cidade Invisível é uma série de televisão brasileira de fantasia que estreou na Netflix em 5 de fevereiro de 2021. Criada por Carlos Saldanha, é baseada numa história desenvolvida pelos roteiristas e romancistas Raphael Draccon e Carolina Munhóz.

É estrelado por Marco Pigossi no papel de Eric, um policial ambiental que descobre um mundo oculto de entidades mitológicas do folclore brasileiro, enquanto busca uma conexão entre a morte de sua esposa e a misteriosa aparição de um boto-cor-de-rosa morto em uma praia do Rio de Janeiro

Devido ao sucesso da primeira temporada, a série foi renovada para uma segunda temporada em 2 de março de 2021.

 

Kirikou e a Feiticeira

Kirikou et la Sorcière (Kirikou e a Feiticeira ou Kiriku e a Feiticeira) é um longa-metragem de animação franco-belga de 1998 dirigido por Michel Ocelot. O diretor do filme, passou parte da infância na Guiné, onde conheceu a lenda de Kiriku.

O filme retrata uma lenda africana, em que um recém-nascido superdotado que sabe falar, andar e correr muito rápido se incumbe de salvar a sua aldeia de Karabá, uma feiticeira terrível que deu fim a todos os guerreiros da aldeia, secou a sua fonte d'água e roubou todo o ouro das mulheres. Kiriku é tratado de forma ambígua pelas pessoas de sua aldeia, por ser um bebê, é desprezado pelos mais velhos quando tenta ajudá-los, porém, quando realiza atos heróicos, suas façanhas são muito comemoradas, embora logo em seguida voltem a desprezá-lo. Apenas a sua mãe lhe trata de acordo com sua inteligência. 

 

O Conto da Princesa Kaguya

O Conto da Princesa Kaguya é um filme de animação japonês de drama e fantasia produzido pelo Studio Ghibli e realizado e escrito por Isao Takahata. Foi baseado no folclore do Conto do Cortador de Bambu.

 

Pachamama 

Pachamama é um filme de animação franco-luxemburguês-canadense de 2018 dirigido por Juan Antin e escrito por Christoph. O filme discute as tradições andinas e também o processo de colonização das américas de forma lúdica.

Nenhum comentário: