domingo, 16 de setembro de 2012

Questão sobre educação tecnicista: HFE terceiro bimestre.

Sabendo do histórico da educação tecnicista, que surge junto a implementação do neoliberalismo na América Latina pelas ditaduras militares de 60 e 70. E do avanço destas mesmas políticas ao longo da história recente de nosso país,  consulte os textos e vídeos para responder as questões:
1) Assista o vídeo e responda:
a) Baseado nas falas do secretário de educação e do Líder de governo, porque podemos identificar o projeto de educação no Estado do Rio como um projeto de educação tecnicista?
b) Quais são as críticas feitas por Paulo Ramos?

Leia a notícia abaixo e responda:
Protestos de professores em Chicago
EUA: Greve dos professores entra no 5º dia

Cerca de 350 mil alunos de Chicago, do ensino público fundamental e médio, estão sem aulas desde segunda-feira devido à greve dos professores, a primeira na cidade desde há 25 anos. Chicago é a terceira maior cidade dos EUA e o presidente da câmara é Rahm Emanuel, um democrata que foi o primeiro chefe de gabinete do presidente Obama.

Cartaz de propaganda da luta da educação no Brasil
Os docentes reivindicam aumento de salários, um sistema de avaliação que os respeite, e garantias contra os despedimentos, já que pairam ameaças de encerramento de entre 80 e 120 escolas. As negociações entre a Chicago Public Schools (Escolas Públicas de Chicago) e o Chicago Teachers Union (o sindicato dos professores da cidade) prosseguiam nesta sexta-feira, sem que tivesse sido concluído um acordo. A câmara já terá cedido um aumento de 16% em quatro anos, mas ainda restariam outras questões a resolver.
(Notícia retirada de sites de impressa na internet)

2) Sabendo das características da educação tecnicista e do planejamento global para sua implantação, responda: Em que sentido a luta dos professores de Chicago se assemelham contra a luta dos professores no estado do Rio e pelo resto de nosso país.

Obs: Trabalho em grupos de até 6 componentes, entregar em folha de almaço ou digitado na data combinada.

Textos de apoio: Anotações do caderno sobre tecnicismo e suas características (que são trechos do livro Filosofia da educação de Maria Arruda) e o texto Plano de Metas da Educação do Rio de Janeiro: do economicismo ao cinismo do link http://www.epsjv.fiocruz.br/index.php?Area=Noticia&Num=464








Nenhum comentário:

"SER RADICAL É TOMAR AS COISAS PELA RAIZ" (KARL MARX)

Visualizações de página do mês passado