quarta-feira, 11 de março de 2015

450 anos de Rio de Janeiro: Vídeos para pensar a cidade e os povos indígenas que habitavam esta terra desde antes da chegada dos colonizadores.

Abaixo uma sugestão de filmes para refletir sobre os povos indígenas que habitavam a cidade a muito antes do estabelecimento dos colonizadores português por estas terras.

Para compor o imaginário da vida indígena.
O filme Uma história de amor e fúria apresenta a cidade do RJ em vários períodos históricos, começando pelo conflito entre portugueses e índios que marcou a fundação da cidade. Uma bela animação, apresentando a história de ficção do ponto de vista de um índio é uma ferramente interessante para introduzir o debate. Peca por alguns problemas de narrativa histórica e pelo exotismo da retratação em muitos pedaços da obra. Mas vale a pena assistir.



Para falar da relação da cidade com os povos originários o vídeo "De Cabral a Cabral" também pode servir como uma ótima ferramenta. Vídeo memória sobre a desocupação violenta da aldeia maracanã pelo governo do Estado do Rio de Janeiro. Com imagens do jornal nova democracia, do cartunista Latuff e do coletivo C4.



A "Série juro que vi" apresenta em animação várias lenas da cultura popular brasileira. dentre elas várias crenças indígenas.


Também fica a dica da reportagem sobre rituais indígenas onde os indíos sateré-mawé realizam o ritual da tucandeira no 'Encontro dos Guerreiros'Durante quatro dias, um grupo novo de meninos participará do ritual, que consiste em colocar as mãos em uma luva com aproximadamente 100 formigas tucandeiras. A picada da formiga, considerada extremamente dolorosa, representa o ingresso do menino na vida adulta. Ao longo da vida, são necessárias no mínimo 19 sessões da picada.

Por fim em uma animação bem mais simples, mas bem mais precisa historicamente fica a dica sobre o vídeo sobre a confederação Tamaio. 
Em breve mais alguns filmes para engrossar a discussão.


Nenhum comentário:

"SER RADICAL É TOMAR AS COISAS PELA RAIZ" (KARL MARX)

Visualizações de página do mês passado