quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Quem lembra deste filme? Por que os humanos devem ter o direito de explorar de forma cruel os animais?

Muitos de vocês devem ter visto o filme "Projeto Secreto" de 1987 rolando na TV aberta durante os anos 90. Na história um casal se empenha em salvar a vida de um chimpanzé que estava sendo usados cruelmente como cobaia em experimentos militares. Vocês sabiam que a obra é uma versão atenuada dos horrores reais de experimentos militares realizados em animais?
No livro "Libertação animal" Peter Singer descreve como chimpanzés foram usados pela força aérea americana para testar os efeitos de radiação em "pilotos". O experimento que inspirou o filme foi realizado durante muitos anos na base aérea de Brooks no Texas e envolvia uma espécie de simulador de voo apelidado de PEP (plataforma de equilíbrio de primatas). Os animais eram presos em uma cadeira fixada em uma plataforma sendo treinados a base de choque elétrico para acessar uma alavanca que controlava o equilíbrio do aparelho. Depois de terem aprendido a "pilotar" (manter a plataforma estável utilizando a alavanca) eram expostos a radiação e agentes químicos para testar como estes produtos influenciavam a "capacidade de pilotar". Existe um documento deste experimento chamado "training procedures for primate equilibrium plataform" que resume todo processo "treinamento" dos primatas. Um texto repulsivo que demonstra como os seres humanos podem ser tão cruéis com outras formas de vida.
Milhares de chimpanzés foram utilizados só neste experimento da base de Brooks.
A Guerra Fria terminou faz tempo, no entanto animais continuam sendo utilizados como cobaias em experimentos militares em todo globo. E não só, também em experimentos civis tão ou mais terríveis do que o apresentado pelo filme.
Precisamos discutir o tratamento das vidas não humanas. E a obra de Singer sobre "especismo" e "libertação animal" é uma boa introdução a este debate sobre "Ética animal". Por que enquanto humanos devemos ter o direito de explorar de formas tão terríveis outros "seres sencientes"? Para onde nos levará esta relação tão desrespeitosa e violenta com os outros seres vivos e meio ambiente? 

Para saber mais:

Nenhum comentário:

"SER RADICAL É TOMAR AS COISAS PELA RAIZ" (KARL MARX)

Visualizações de página do mês passado