segunda-feira, 23 de março de 2020

Vamos estudar Filosofia durante a "quarentena"?

Você é estudante e está procurando um material audiovisual para estudar Filosofia neste período de "quarentena"? É professor e está buscando uma material legal para passar para os seus alunos?
Fica aqui a sugestão do material de vídeo produzido para o Canal de YouTube Pensamento Radical
pelo Professor de Filosofia Diego Felipe de Souza Queiroz que atua lecionando para o ensino médio na rede estadual de educação do rio de janeiro.

Os vídeos apresentados abaixo cobrem o conteúdo que normalmente é ministrado para as turmas de 1° ano do ensino médio.
Motivos para estudar filosofia no ensino médio.
Neste vídeo discutimos o nascimento da filosofia, a versão tradicional sobre a invenção da filosofia e a problematização desta concepção.

A Filosofia é uma invenção grega?
Neste vídeo discutimos o nascimento da filosofia, a versão tradicional sobre a invenção da filosofia e a problematização desta concepção.

A Filosofia é africana?
No vídeo apresentamos a temática da filosofia africana de forma introdutória e sua problematizando da concepção tradicional apresentada pela história da filosofia que defende que a "disciplina" teria nascido na Grécia antiga.

O que é Mito?
Uma introdução ao conceito de Mito que visa desconstruir o significado distorcido do termo tal com é colocado pelo senso comum.

Quem foram os Filósofos Pré-Socráticos?
Neste vídeo apresentamos estes importantes pensadores da antiguidade.


Raul Seixas e a Filosofia de Heráclito: metamorfose ambulante.
Neste vídeo relacionamos a letra da música metamorfose ambulante de Raul Seixas com os pensamento do filósofo Heráclito. O primeiro vídeo de uma série que discutirá a relação das músicas do raulzito com o pensamento filosófico.

Sócrates e a Filosofia.
No vídeo apresentamos uma pequena introdução ao pensamento do Filósofo Sócrates. O pensador questionador que se tornou um mártir para a história da Filosofia.

Felicidade em Aristóteles: Todos buscam a felicidade.
Neste vídeo apresentamos brevemente algumas das ideias do filósofo Aristóteles sobre o tema da Felicidade. Bibliografia: Ética a Nicômaco.


3 Filmes sobre o Mito da Caverna.
Neste primeiro episódio do programa Pensamento Radical discutimos o Mito da Caverna de Platão a partir de 3 filmes: Matrix, Vanilla Sky e Show de Truman. Atualizações cinematográficas de uma reflexão filosófica antiga, o debate entre ilusão e realidade. Para estudantes, educadores e todos demais interessados em Filosofia vale a pena conferir.

Um comentário:

Alair Figueiredo Duarte disse...

Parabenizo por contribuir na democratização do saber!

"SER RADICAL É TOMAR AS COISAS PELA RAIZ" (KARL MARX)

Visualizações de página do mês passado